Rui Querido foi o Rei de Gandra

Press Realese by Gabinete imprensa on Outubro 25, 2016

Campeonato Nacional de Trial 4x4 2016

Rui Querido foi o Rei de Gandra

A 6.ª e última jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4 disputou-se em Gandra, no concelho deParedes. A prova já é apelida de “prova rainha” do CNTrial 4x4... e em 2016 voltou a coroar os campeões damodalidade. O Clube TT Paredes Rota dos Móveis preparou uma pista muito técnica e de dificuldade elevada,afinal estavam em jogo os títulos de campeões nacionais de trial 4x4. A chuva dificultou ainda mais o trabalhodas 45 equipas presentes (o recorde de inscritos), mas elevou o nível do espetáculo. E mesmo comcondições climatéricas pouco favoráveis, milhares de pessoas assistiram à grande final do CampeonatoNacional de Trial 4x4.


Rui Querido foi o vencedor do dia
Rui Querido (Tibus Offroad/Ladricolor/STS) foi o grande vencedor da jornada de Gandra. O piloto deu11 voltas ao circuito e foi assim quem mais pontuou para a classe Absoluto. António Henriques (MisterReboques) fez o segundo melhor resultado, suficiente para se sagrar campeão Absoluto de Trial 4x4.


Calçada vence pela primeira vez
António Calçada (NordHigiene Team) subiu pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio.Ultrapassados os problemas com o Suzuki Samurai que o atormentaram durante toda a época, em gandraainda teve problemas com alternador que não carregava as baterias. Mesmo assim o piloto de Bragança deu8 voltas à pista, mais uma do que o segundo classificado.
António Silva (Canelas Pneus) teve uma longa lista de problemas mecânicos no Toyota Hilux durantea resistência: bobine do guincho, motor e diferencial da frente. Venceu com as mesmas 7 voltas do segundoclassificado, mas gastou menos cinco minutos e 14 segundos.
Pedro Alves (MonsTTer/Cistus) encontrou em Gandra “uma pista à moda antiga” e usufruiu dopercurso. “Penso que foi uma grande final de um campeonato bem disputado e acho que está toda a gente deparabéns...especialmente o público que, mesmo com esta chuva, ninguém saiu daqui. Foi brutal. Diverti-memesmo muito”, referiu no final da prova.
No final, Pedro Costa (Preparações Badinho 4x4) é o campeão nacional da classe extreme. Termina aépoca com mais 6 pontos do que Pedro Alves. António Silva fica com o bronze da Extreme.


Rui Querido conquista o tri
Como já referimos Rui Querido venceu a classificação geral e por isso é, naturalmente, o vencedor dasua classe. Precisava desta vitória para se sagrar tricampeão nacional e não facilitou. Impôs um ritmo muitoforte durante as 3 horas de resistência e terminou a prova com uma volta de avanço.

António Henriques chegou a Gandra na liderança da classe Proto e precisava de terminar na frente deQuerido para somar o título de campeão da classe Proto ao título de campeão absoluto, mas um semieixopartido a 30 minutos da bandeirada xadrez afastou-o da luta.
Carlos Rodrigues (yourcar.pt/jlsportas.com/Xs5) já tinha estado em Mação, prova que aliás venceu, eregressou na esta última prova para “se divertir”.
Depois de seis provas, a experiência de Rui Querido falou mais alto e o piloto de Torres Vedras émesmo tricampeão nacional da Classe Proto. António Henriques termina em segundo lugar, com os mesmopontos do campeão, mas com menos uma vitória (em caso de empate vence quem tiver mais vitórias). BrunoFernandes (JMF) completa o pódio da classe Proto.


Rei da Europa ganhou etapa de Gandra
Emanuel Costa (Ec4x4) chegou, viu e venceu. O “Rei da Europa” até teve alguns problemas com oChevi Crawler, mas com as mesmas voltas do segundo classificado venceu a classe Super Proto.
Bruno Nunes (Npower 78) tinha de conseguir um excelente resultado em Gandra e esperar por umdeslize de Luís Jorge (Peçaslandrover.com) para sonhar com o título. A vitória da classe fugiu-lhe por pouco.Terminou com as mesmas 9 voltas de Emanuel Costa, mas gastou mais nove minutos e quatro segundos.
Sérgio Castro (IAC Off road) veio apresentar o seu Crawler ao campeonato e não se saiu nada malnesta estreia. Não começou muito bem a resistência e chegou a rodar nos últimos lugares, mas a meio daprova passou para a frente e conseguiram o bronze de Gandra.Luís Jorge terminou na 5.ª posição mas é, depois de 6 provas, o campeão da classe Super Proto. Eleque já foi campeão da agora denominada classe Extreme, regressa em 2016 às vitórias e termina com mais 4pontos do que Bruno Nunes. Cláudio Amarilio completa o pódio desta classe Super Proto.


João Morgado encerra época com vitória
Manuel Morgado (Jot4x/Trial Cars) regressou às vitórias na classe Promoção nesta última etapa, ecom uma grande vantagem. Completou 15 voltas ao circuito, mais três do que o segundo classificado JoãoFernandes (Jovi Team). O segundo lugar em Gandra foi suficiente para João Fernandes se sagrar campeãoda classe. Em ano de estreia o piloto de Aguiar da Beira vence a classe de Promoção com 6 pontos devantagem.
Nuno Urbano (Team Urbano&Urbano) regressou ao CNTrial 4x4, depois de já ter estado em Chaves,nesta última jornada. E nem se saiu nada mal... terminou as duas horas de resistência com menos uma voltado que o segundo classificado.


Luis Edgar vence nos Buggy's
Luis Edgar (OffroadProjects/EA Smile) apresentou-se em Gandra com um andamento muito forte.Completou 14 voltas à pista, conquistando assim o ouro.
Daniel Duque (Duque TT) estreou-se na penúltima etapa, em Torres Vedras, e parece ter gostado dacompetição. Em Gandra foi o único a ameaçar a vitória de Luís Edgar.
João Lopes (JL Racing/Polaris/GRO/RPA&Filhos) veio a Gandra confirmar o título de campeãonacional. Terminou na 3.ª posição, suficiente para ser o primeiro campeão desta classe.


press@cntrial4x4.com / 919 435 809