Apoteose na Gala dos "Campeões"

Press Realese by Antero Bessa on Novembro 28, 2012

Entrega Prémios do Campeonato Nacional Trial 4x4
Apoteose na Gala dos “Campeões”

 

A tradicional cerimónia que assiste o reconhecimento e homenagem a personalidades, pilotos, equipas e campeões, aconteceu, tal como nas edições anteriores, nas instalações do “Assador.pt” na zona industrial do Porto. Muita animação, espectáculo, prémios e, novidades para a edição de 2013 do CNTrial4x4!


A Gala do Campeonato Nacional de Trial 4x4 consiste numa cerimónia de reconhecimento e homenagem a personalidades, pilotos, equipas, campeões, que através da sua actuação, empenho, dedicação, contribuíram de forma significativa para o engrandecimento do Campeonato Nacional de Trial 4x4. Uma elevada distensão pelos resultados obtidos ao longo de uma temporada recheada de muita emoção, adrenalina e aventura.
Este evento, além de proporcionar momentos de convívio entre a comunidade do trial4x4, serve também de estímulo para que cada vez mais equipas possa praticar a modalidade nas suas mais vertentes. Esta edição revelou-se de elevado nível qualitativo e quantitativo, um prestígio inquestionável, com um calendário de cinco provas disputadas em pistas bem preparadas, em locais diversos, de norte a sul de Portugal. Uma competição que assume a completa ruptura com o passado e se assume como referência da modalidade, para quem pretenda se afirmar ou estrear no trial 4x4.
Uma “gala” com um jantar convívio que foi aberto a todos os aficionados e praticantes da modalidade, entre, pilotos, navegadores, mecânicos, comissários, patrocinadores, amigos e comunicação social. Ao final da tarde começaram a chegar os primeiros “galardoados”, enquanto se ultimavam os derradeiros preparativos! Ao princípio da noite e, com hora marcada, foi servido o jantar num espaço repleto, com a “família” do CNTrial4x4. Quando as luzes começaram a enfraquecer, algo estava para acontecer! Deu-se início a um espectáculo impar, com a actuação do grupo de bailarinos “residentes do “O Assador”. De seguida, teve lugar mais um momento de grande expectativa e emoção, com a passagem de imagens que muitos terão recordado e guardado em memória. Uma visão que antecedeu a entrega de prémios às dez melhores equipas classificadas, entre as mais de duas dezenas que participantes, numa das mais apetecidas competições de trial da responsabilidade organizativa a cargo do Clube TT Trilhos do Nordeste e sob a égide da FPTT. Um ano exemplar que espelha a dedicação, disponibilidade, entrega e profissionalismo das equipas que participaram nestas cinco provas que constituíram a edição de 2012 do CNTrial4x4, cujo rigor e disciplina são, sem dúvida, bons exemplos a reter para o desporto nacional.

A consagração dos campeões
A jornada foi longa, o trabalho foi árduo, mas, a consagração chegou com a Gala de entrega de prémios! A dupla Luís Jorge/Nuno Passos da Hortícolas Team, sucedeu a Emanuel Costa e Carlos Filipe (campeões em 2011). A formação de Torres Vedras recebeu das mãos de Jorge Lima – presidente da FPTT, o mais elevado galardão da noite, correspondente à conquista do Titulo de Campeões Nacionais de Trial 4x4: “”Tivemos que gerir um pouco a emoções ao longo destes oito meses, controlar o carro, prepara-lo prova a prova para que se mantivesse sempre competitivo. Fizemos um campeonato muito regular, terminando todas as jornadas entre os cinco primeiros. Nunca entramos em grandes euforias e os objectivos foram sendo amplamente alcançados”, afirmou Luís Jorge, ao passo que Nuno Passos, relembrou o momento mais complicado da temporada, no momento de festejar: “o momento mais complicado de gerir foi mesmo na última prova em Paredes, quando a duas voltas do final tudo estava ainda em aberto, quando tivemos de regressar às boxes com um problema mecânico, mas felizmente regressamos à pista a tempo de confirmar título”.

Prémios Especiais CNTrial4x4
Nesta “Gala dos Campeões” - Cerimónia de Entrega de Prémios do Campeonato Nacional de Trial 4x4 foram igualmente entregues os Prémios Especiais CNTrial4x4. Estes prémios homenagearam os pilotos que, através da sua actuação e dedicação, contribuíram de forma significativa para a dignificação do Trial 4x4 e tenham tornado credoras de tal merecimento.
O prémio Carreira foi entregue a Domingos Diniz (Reviclap), pela sua vasta presença e preexistência manifestada ao Campeonato Nacional e ao Trial 4x4 em geral. O Prémio Prestigio, recompensou a equipa que por mais vezes engrandeceu cada prova, quer pela sua fogosidade, capacidade e prioridade em vencer, sendo atribuído a Paulo Candeias (standcandeias.com), vencedor de três das cinco provas do CNTrial4x4. O Premio Dedicação foi entregue a Vasco Andrade, pela forma empreendedora como se empenhou durante uma temporada, quer no âmbito competitivo, quer no apoio à organização do CNTrial4x4, demonstrado afectação excepcional e desempenho destacado no exercício das suas funções e promoção das mesmas. Para o final ficou o tão esperado Prémio Fair Play. O Prémio Fair Play é o reconhecimento concedido a todas as pessoas ou entidades que demonstraram um comportamento exemplar na prática da sua actividade desportiva. Este prémio pretendeu distinguir a equipa (piloto e navegador) em que a sua atitude ou feito, tenha sido um grande exemplo para todos os praticantes, da presente temporada do Campeonato Nacional. O prémio Fair Play, por votação das equipas participantes ao CNTrial4x4 e comunicação social presente na Gala, foi para o “Grupo JANF/stand Kubota”, da dupla Alexandre Alexandre/David Brito.

Prémio Carreira - Domingos Diniz

Prémio Dedicação - Vasco Andrade

Prémio Prestigio - Paulo Candeias

Prémio Fair Play - Equipa Grupo JANF/stand Kubota

 

Jipes&companhia/Troqouro vence Taça Rock Crawler

Foi uma novidade este ano! A Taça Rock Crawler, reservada aos denominados jipes americanos - Rock Clawler – competiu separadamente, mas em pistas idênticas, do CNTrial 4x4 cm classificações à parte. A comissão organizadora do Campeonato Nacional Trial 4x4, mais do que na continuidade e promoção da modalidade, apostou na competitividade destas viaturas, fortalecendo os mais diversos aspectos em que assenta a competição.

Vencedor Taça Rock crawler 2012 - Jipes&companhia/Troqouro

A imagem da competição e dos competidores da Taça Rock Crowler, assumiu uma extrema importância na forma como a organização do CNTrial4x4 idealizou cada prova, face às expectativas que vinham sendo criadas, baseada na forte componente de competitividade, oferecendo emotividade prova a prova, mesmo pouco participada, com três equipas apenas a marcarem presença. A festa ficou mais acalorada com a chamada do vencedor desta primeira edição, o trio liderado por Domingos Parente, João Pinto e Pedro Paiva, com Cândido Barbosa (Vereador da Câmara Municipal de Paredes) a entregar o galardão ao “chefe de fila” da Jipes&companhia/Troqouro – Domingos Parente.

2º Lugar Taça Rock Crawler - F.Racing.com

3º Lugar Taça Rock Crawler - EC4x4

Revelações para 2013
O Campeonato Nacional de Trial contará em 2013 com algumas alterações na sua estrutura organizativa. Aproveitando a presença de um elevado número de equipas na Gala de Entrega de Prémios, Antero Bessa anunciou algumas medidas que se manifestaram favoráveis para a próxima edição do CNTrial4x4: “Em tempos de crise, temos que criar soluções menos dispendiosas para as equipas e organizadores, obrigando a alguns cuidados na elaboração do caderno de encargos de cada prova. Assim, e seguindo o sucesso evidenciado este ano em Paredes a classe Promoção, será integrada em 2013 no CNTrial4x4 em moldes idênticos aos testados, assim como a Taça Rock Crawler”, salientou o Director do campeonato, que seria ovacionado quanto prenunciou a intenção de baixar o valor das inscrições: “As inscrições serão ligeiramente mais económicas, estando ainda a serem estudadas algumas reduções na preparação de cada prova de forma a minimizar os encargos”, fazendo regressar o parque fechado no dia anterior, tal como aconteceu na edição de 2011: “Nas localidades onde as seis provas do CNTrial4x4 se irão realizar, vai ser novamente criado um parque fechado, no dia anterior á prova - sábado. As equipas poderão proceder às verificações técnicas e documentais na tarde de Sábado. Contudo as equipas poderão na manhã do dia de prova - domingo, antecedendo o prólogo matinal, realizar as referidas verificações técnicas e documentais, sofrendo um acréscimo no valor da inscrição. O briefing voltará a realizar-se na noite Sábado, sendo a presença de um dos dois elementos da equipa, piloto ou navegador obrigatória”, salientou Antero Bessa. No que concerne ao tão ansiado prémio monetário final, o director do nacional garantiu uma recompensa de: “três mil euros – 3000€ para o campeão nacional de trial 2013”. No que concerne ao regulamento técnico e desportivo, este, poderá vir a sofrer ligeiras alterações, essencialmente ao nível da segurança e protecção dos pilotos. Quanto aos pneus, a medida máxima permitida será de 38 polegadas. O regulamento geral para 2013, será conhecido em definitivo no dia 12 Janeiro 2013 em mais um encontro no O Assador.pt.
Calendário Provisório CNTrial4x4 2013:

10 de Março - CNTrial4x4 Valongo

21 de Abril - CNTrial4x4 Alenquer

19 de Maio - CNTrial4x4 Lousada

30 de Junho - CNTrial4x4 Moimenta Beira

15 de Setembro - CNTrial4x4 Vimioso

6 de Outubro - CNTrial4x4 Paredes

Discurso directo…
Jorge Lima, Presidente da FPTT
“Caminhamos na direcção certa. Foi um ano muito importante, porque conseguimos a junção dos três elementos essenciais para a competição: os organizadores qualificaram muito as provas com muita qualidade e muito disputadas; as equipas prepararam-se muito melhor e, sendo assim existem noticias, por conseguinte a comunicação social esteve sempre presente e trabalhou bem esta parceria. Por isso, o ano foi muito positivo”.

Nuno Pedro, ENI
“Foi um investimento muito positivo. Quer pela imagem que o campeonato tem em si o crescimento a nível de qualidade e competitividade e, acima de tudo pela promoção que a organização tem desenvolvido ao longo destes dois anos”. 

Antero Bessa, Director CNTrial4x4
“…será regressar a um passado positivo com as seis provas, por vontade dos pilotos e organizadores. Os clubes conseguiram assegurar o cumprimento do caderno de encargos para a realização das seis provas, com um enorme esforço e contando com o apoio das autarquias locais, que solicitaram também, o regresso do parque fechado no dia anterior, sábado, de forma a dinamizar a localidade e promover a região, para além de cimentar a competitividade do CNTrial4x4”, afirmou o Homem forte do CNTrial4x4, realçando ainda a: “interligação que tem vindo a ser consolidada com os canais televisivos, com vista a aumentar os espaços existentes na RT2 e Sportv e o aparecimento de novas oportunidades. O Programa “Magazine Trial 4x4” difundido no Canal 2, com a duração de 15 minutos, foi de facto o reconhecimento da dimensão que o Trial 4x4 ocupa na vertente do desporto motorizado nacional. Os resumos da jornada e outras reportagens em canais Web, assim como os acordos editoriais com outros meios de comunicação nacionais e regionais, revistas e jornais para a cobertura do campeonato; assessoria mediática, com produção e difusão de comunicados de imprensa e fotografias continuam a aumentar”, factores que justificam plenamente o investimento feito nestes dois anos pela organização do CNTrial4x4 com vista a promover e divulgar, não só a modalidade, mas também, as regiões por onde ela passa.

Gabinete de imprensa:
press@cntrial4x4.com / 925979225